7 ATITUDES PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE

7 ATITUDES PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE

 

Hoje (05/06) celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data importante para repensarmos nossas atitudes perante esse bem tão precioso. Pequenas ações no dia a dia podem mudar o mundo que vivemos. Somos mais de sete bilhões de habitantes no mundo e se cada um fizer a sua parte teremos sete bilhões de chances de ter um futuro melhor.

 

Pensando nisso, preparamos sete dicas para você aplicar diariamente na sua rotina. Vamos juntos?

 

1. Ensinem as crianças: desde os primeiros meses de vida as crianças precisam saber da importância de cuidar do meio ambiente. Mais do que conversar, demonstre na prática quais são as atitudes corretas e o que não pode ser feito. E lembre-se, o adulto é sempre um espelho para a criança.

 

 

2. Lixo: um simples chiclete que você joga hoje no chão levará anos para se decompor na natureza. Cuide bem do seu lixo, separe e recicle.

 

 

3. Consumo consciente: certos itens podem ser reutilizados, diminuindo o impacto no meio ambiente. Um pote de margarina pode armazenar outro alimento. Caixas de leite, garrafas pets, entre muitos outros podem se transformar em lindos artesanatos. Compre apenas o que realmente é necessário para evitarmos a produção de lixo em excesso.

 

 

4. Preserve: não desmate e não faça podas ilegais. Pelo contrário, sempre que puder, plante uma árvore.

 

 

5. Água: evite o desperdício e utilize apenas o necessário. Mudar pequenos hábitos, como deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes, já fazem uma grande diferença. Alguns mecanismos hidráulicos também podem dar uma forcinha. Restritores e redutores de vazão são indicados para controlar a pressão da água e evitar o desperdício. Eles reduzem a saída de água para até 4l/min. Um mecanismo de saída para caixas acopladas, como o Dual Flush da Censi, economiza até 50% de água por descarga.

 

 

6. Energia elétrica: se ninguém estiver assistindo, desligue a televisão e também outros aparelhos que estejam ligados sem uso. Evite deixar luz acesa em ambientes que já estejam iluminados naturalmente.

 

 

7. Não polua: além de não fazer queimadas, outra forma de não poluir o meio ambiente é diminuir o uso do carro. Sempre que possível utilize o transporte público. Uma boa opção também é montar um esquema de carona com pessoas que fazem o mesmo percurso que você. E se o seu destino for perto, aproveite para fazer uma caminhada ou pedalada. Além de ajudar a natureza, você estará fazendo um bem para a sua saúde.

 

SEM COMENTÁRIOS

COMENTE