Acessibilidade

desafio diário

Acessibilidade

Deficientes recebem acessibilidade necessária?

Nesta sexta-feira (21/9), é realizado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Essa data foi intitulada por Lei em 2005, mas já é comemorada desde o ano de 1982. O dia 21 de setembro foi escolhido porque é próximo ao início da Primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores, que representa o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

A Lei informa que pessoas com deficiências são aquelas que tem qualquer impedimento de longo prazo. Podendo ser de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que prejudique sua participação na sociedade em igualdade de condições com as outras pessoas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informam que, atualmente, no Brasil cerca de 23,9% da população possui alguma deficiência. Dessa forma, o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência surgiu para garantir a integração dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

Acessibilidade para deficientes é um desafio diário

Essa data levanta um assunto que é pouco falado, como está a acessibilidade disponível para pessoas com deficiência? Acessibilidade em um ambiente é a garantia e a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência. O objetivo é incluir essas pessoas na sociedade e facilitar a sua rotina, implantando métodos que possibilitem maior locomoção, independência e segurança.

A acessibilidade para os deficientes ainda é considerada um desafio, por exemplo, elevadores de ônibus que não funcionam ou o piso tátil de algumas ruas que possuem postes ou buracos no trajeto. Mas aos poucos, essa situação vem apresentando melhoras. Diariamente é possível ver que as pessoas estão mais preocupadas em exigir e implantar mecanismos que facilitam a locomoção dos deficientes.

A maioria dos acidentes por falta de acessibilidade ou qualidade de materiais acontecem em casa e, destes, 90% são causados por alta de estrutura no banheiro. Por isso é importante colocar produtos de qualidade que auxiliem na rotina.

Linha para Acessibilidade da Censi 

Os principais fatores que devem ser avaliados ao escolher a barra de apoio é o peso que o produto suporta, sua dimensão e posicionamento. Todos esses itens estão detalhados na Norma Brasileira ABNT NBR 9050.

Para oferecer maior segurança e conforto às pessoas deficientes, a Censi possui uma linha completa de barras de apoio normatizadas de acordo com a norma brasileira de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Veja os modelos das barras de apoio da Censi:

Barra de Apoio Articulável 

A barra de apoio articulável é ideal para banheiros que não possuem paredes nas laterais do vaso sanitários. O seu formato auxilia no acesso ao vaso tanto da pessoa quanto do cuidador e ainda, otimiza o espaço.

Esse produto é feito com aço inoxidável de excelente qualidade e possui a empunhadura necessária para suportar o peso de uma pessoa. A sua base de 10×28 traz sustentação para uma força de até 150 quilos, suportando inclusive a força empregada pela pessoa ao se apoiar. A maioria das barras no mercado não possuem essa base, deixando o produto menos seguro.

Barra de Apoio de Aço Inox

As barras de apoio com aço inox suportam até 150 quilos. Estão disponíveis no acabamento cromado; acompanham conjunto de fixação; e você consegue encontrar nas dimensões de 30, 40, 60 ou 80 centímetros.

Esse produto tem proteção contra oxidação, evitando que se enfraqueça e não suporte o peso com o tempo de uso.

SEM COMENTÁRIOS

COMENTE