Dia do Agricultor (28/7)

Dia do Agricultor (28/7)

Entre as profissões mais antigas do mundo, com mais de 10 mil anos sendo totalmente essencial para a humanidade, o agricultor merece e tem uma data só sua. Nesta terça-feira (28/7), é celebrado o Dia do Agricultor, instituído no calendário no ano de 1960, em comemoração aos 100 anos da fundação do Ministério da Agricultura. O ex-presidente Juscelino Kubitscheck foi quem determinou a fundação da data. Na época, ele disse em seu discurso que “o Brasil deve grande parte da sua prosperidade à economia agrícola”. Hoje, essa frase ainda pode ser utilizada. Os agricultores são aqueles que trabalham com o cultivo de produtos da terra, conhecidos, principalmente, pela plantação de frutas, hortaliças e vegetais. A importância desses profissionais vai além de levar alimentos até a mesa das pessoas. Saiba mais:

  • Produzem os alimentos: de acordo com a Secretaria da Agricultura Familiar e Cooperativismo, cerca de 70% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros são da agricultura familiar. Entre as produções no país, ela é responsável por: 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz e 21% do trigo. Na pecuária, corresponde por 60% da produção de leite, além de 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos.
  • Produzem matéria-prima: além de todos os alimentos, a agricultura é responsável também pela matéria-prima que faz parte do dia a dia das pessoas. São produtos que precisam de madeira na sua produção como, por exemplo, lápis, papel e móveis. Sem esquecer da indústria têxtil, pois grande parte das roupas são feitas a partir do algodão, que também é cultivado por agricultores.
  • Economia brasileira: os alimentos e produtos primários que vêm através desse setor são utilizados pelos comércios e indústrias, movimentando a economia no país. O setor também gera empregos e tem destaque na exportação.
  • Energia sustentável: a energia limpa, renovável ou em biocombustíveis também vem do agricultor, que produz a matéria-prima para todas elas, como a soja, a mandioca, a canola e, especialmente, a cana-de-açúcar.

Em reconhecimento ao importante papel dos agricultores, nossa homenagem essa semana é para vocês.

SEM COMENTÁRIOS

COMENTE